I Sarau na Rede: para que o outro deixe de ser virtual ao materializar-se na ação

Há muitos anos conheço professores pelo Brasil a fora por meio das redes sociais. Muito antes de Facebook, Twitter… a gente se encontrava e conversava por lista de emails e pelos blogues pessoais que foram surgindo. A conversa era boa, debates constantes sobre o uso das tecnologias na sala de aula. As redes cresceram e a correria do dia a dia das vidas assoberbadas com as funções do magistério foram nos afastando. Até mantemos elos hoje, por exemplo, no Facebook, mas a superficialidade natural das conversas nesse ambiente se instaurou e as distâncias aumentaram…

Entretanto, como professores apaixonados, independentemente da área, da disciplina que lecionamos, todos amamos ler, amamos textos literários (e também científicos, de autoajuda – porque ninguém é de ferro -, reportagens, notícias de jornais…), somos leitores! Somos seres pensantes 24 horas por dia! Somos sedentos por aprender e compartilhar o que aprendemos. Essa paixão nos reaproximou agora! E surgiu, então, nosso I Sarau na Rede.

Vou compartilhar aqui agora os vídeos que já estão rodando hoje na rede. Esta publicação será reeditada ao longo do dia conforme mais pessoas gravem seus vídeos. Você também pode fazer um! Não é obrigatório ser professor nem pertencer a esse grupo. Basta querer partilhar conosco uma leitura. Queremos nos maravilhar e aprender com todos!

Vamos mergulhar nessa viagem? O virtual pode passar a ser real (na simplicidade do tema) ao materializar-se em ação concreta. Se eu te vejo, te ouço e te sinto nos gestos, no sotaque, no timbre de voz, você passa a existir de outro modo para mim, de um modo mais concreto, menos frio, mais próximo. Eu adoro isso! E você?

Começo partilhando o meu vídeo, gravado agora há pouco. Contribuo para o I Sarau na Rede #saraunarede , sem edição nem maquiagem, com a leitura de “No mundo há muitas armadilhas”, do poeta Ferreira Gullar. In: Toda poesia. Ed. José Olympio, p. 163-164.

Participação de Sérgio Lima, publicado em seu Sergio Blog 2.5

Participação de José Roig:

Participação de Robson Freire, que também publicou em seu Blog Caldeirão de Ideias

Participação de Jenny Horta:

Participação de Marli Fiorentin, também em seu blog Varal de poesia:

Participação de Lilian Starobinas com seu blog Discurso Citado:

Participação de Suely Aymone:

Participação de Rosiane Souza*:

*Rosiane Souza não fez parte dos professores blogueiros citados lá no início. Ela é Professora do CMRJ, minha amiga pessoal, e topou entrar em nosso #saraunarede, gravando esse lindo vídeo.

Participação de Vanessa Vieira, do blog Pensamentos valem Ouro:

Participação de Sintian Schmidt:

Não consegui gravar meu vídeo para o #saraunarede, mas não queria deixar este dia passar em branco…
Dia de reencontrar amigos virtuais espalhados pelo Brasil e o mundo 😍😍😍
E para este momento só consigo pensar em um verso:

“Todos esses que aí estão
Atravancando meu caminho,
Eles passarão…
Eu passarinho!”

Mario Quintana
De CH (Caderno H – 1973)

Que sigamos livres para voar,
voos cada vez mais altos!

Amor e gratidão

Participação de Fernandão Oliveira, do Bloguetando Educação:

Participação de José Carlos Antonio:

Nosso I Sarau na Rede está sendo delicioso. Começou aqui e extrapolou este espaço para alguns blogs. O bate-papo, por exemplo, que rolou no Cadeirão de Ideias do Robson foi bem interessante. Para marcar, então, o início de uma vida longa ao nosso #saraunarede, gravei mais uma leitura. Acho o poema “Tecendo a manhã”, de João Cabral de Melo Neto, bastante apropriado para o que estamos fazendo aqui: tecemos teias de discursos, tecemos ideias e saberes, e sabemos que sozinhos não somos nada. Não queremos aplausos. Queremos redes! Que se encorpem “em tela, entre todos, se erguendo tenda, onde entrem todos, se entretendendo para todos”. Teçamos a nossa manhã e o nosso amanhã!

Caros colegas, se quiserem que eu coloque indicações de links das publicações de vocês, me passem por comentário, que reedito e acrescento.

29 comentários

  1. Quanta coisa boa está sendo produzida!!! Pena que ainda são poucas as publicações e reflexões nos blogues do pessoal. Mas tem tanta coisa saindo que eu tava pensando em fazer uma analise da tag no Gephi. Topas Sérgio?

    Curtido por 1 pessoa

      • A Gephi é o principal software de visualização e exploração de todos os tipos de gráficos e redes. Gephi é de código aberto e gratuito.

        Funciona no Windows, Mac OS X e Linux. https://gephi.org/

        Quem me indicou foi mister Aracnus. Ele basicamente funciona para se fazer gráficos das relações da rede. A gente “joga” uma hastag de uma plataforma e ele monta um gráfico sobre esses nós (pessoas) que fazem parte dela. Tem vários tutoriais de aprendizagem bem fáceis sobre o Gephi.

        Curtido por 1 pessoa

  2. Oi Tati, Marli, Lilian, Jenny, Robson e demais edublogueiros. Satisfação revê-los. Adorei a ideia do Vídeo-Sarau, uma tertúlia virtual de tema livre. Congratulações a idealizadora. Vou também preparar e enviar minha participação em breve.
    Com meu abraço paraônico e votos de Paz, Saúde e Prosperidade.
    Franz

    Curtido por 3 pessoas

  3. Oi Tati e todos os demais. É um prazer revê-los. Também sou do tempo de antes do Facebook e Twitter. Mas infelizmente a correria da vida me afastou de vocês. Adorei a ideia do Sarau e em breve irei participar.
    Abraço a todos!

    Curtido por 2 pessoas

  4. Gente… Que emoção rever o Fernandão Oliveira. E que poema lindo foi esse? Fernandão, somos todos cacos de nós mesmos. Pedaços incompletos e únicos, sem encaixe… Apenas cacos que fazem parte de um imenso mosaico chamado vida.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Olá Tatiane! mais uma vez deixo registrada minha alegria em poder participar deste lindo projeto! Ficou lindo mesmo! parabéns a todos os participantes e que no próximo seja ainda melhor!
    Abraço!

    Curtido por 2 pessoas

  6. Olá amigos! Que beleza esse povo. Consegui assistir todos os vídeos e são maravilhosos. Gostaria de visitar cada um em seu espaço, mas estou meio perdida com as senhas e logins e não consegui acessar. O poema do Fernando é mesmo sensacional. Somos cacos que juntos apresentam lindas formas e cores que podem fazer diferença na vida de nossas crianças e jovens. Essa é nossa missão.

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s