Mulan: feminismo e sororidade

A releitura de Mulan, disponível no streaming da Disney, mostra a ultrapassada tradição patriarcal de uma sociedade milenar que se depara com a garra e a persistência de uma mulher de personalidade tão forte que encontra na alma de uma inimiga a sororidade de que precisamos para vencer neste mundo criado e narrado até bem pouco tempo atrás por homens.

Preste atenção nos pássaros, cuja simbologia é tão cara aos chineses, que os veem como os mensageiros dos céus. É uma ave guerreira que se deixa abater para manter vivo o poder que representa o feminino e é, também, outra ave, uma fênix, que guia e abençoa Mulan. A fênix**, um símbolo feminino, traduz a força que chegou para ficar.

O filme explicita o que não se pode mais esconder: os homens eram guerreiros, e as mulheres, belas, recatadas e do lar ou… bruxas. Somente a união entre todas as mulheres (entre nós!) – dos diferentes lados, das diferentes culturas, das diversas etnias, orientações, crenças, formações – pode nos levar ao reconhecimento social que desde sempre coube ao homem, aquele que teve o papel e a tinta sob seus dedos e sua mente.

Mas há mais! Se o patriarcalismo já caducou há muito (avisem os homens e as mulheres que gostam de ser apenas uma costela), as virtudes Lealdade, Coragem, Verdade e Devoção à Família (qualquer que seja a sua formação!) devem ser renovadas por todos. Afinal, estamos precisando muito desses valores para a construção de um mundo com seres menos individualistas, egoístas e preconceituosos.

**Parece que a Fênix na simbologia chinesa é a junção equivalente do feminino com o masculino, isto é o equilíbrio perfeito ideal que precisamos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s