Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota – livro de Meteoro Brasil

“Se você nega o valor de uma obra que não conhece só porque foi ensinado a ver no autor dessa obra um doutrinador sem escrúpulos, sentimos muito: esse é um sinal de que você já foi doutrinado – não há jeito fácil, brando ou carinhoso de dizer, mas é necessário que se diga mesmo assim.” (p. 261)

Comecei a leitura deste livro sem muitas pretensões. No entanto, a cada nova página fui sendo surpreendida pela facilidade com que os autores apresentavam seus argumentos e contra-argumentos e a fundamentação teórica que não se eximiam de utilizar.

Creio que seja uma obra básica para os tempos atuais, principalmente pela sua simplicidade. O livro não se pretende teórico, mas elucidativo para leitores comuns, embora possa e deva ser lido por pessoas que já passaram por boa parte dos autores que eles indicaram em suas referências bibliográficas.

Vou aproveitar o Natal para dá-lo de presente a alguns amigos e familiares. Para alguns – que são da área acadêmica, mas estão meio cegos em suas bolhas -, indicarei que iniciem a leitura pelos capítulos 23 e 24, que tratam, respectivamente, das universidades públicas brasileiras (que são produtoras de muita pesquisa), e do brasileiro mais citado em pesquisas no exterior, nosso magnânimo Paulo Freire (que não doutrinou pessoa alguma. Ao contrário! Sonhou com uma educação para a liberdade.). Se eles perceberem que o livro se pretende esclarecedor de deturpações que estão se espalhando e se multiplicando nas redes sociais e prejudicando a nossa sociedade, deverão ler o livro inteiro.

Vale muito!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s