Natal Cultural – dicas de presentes. Vamos consumir cultura?

Natal chegando daqui a um mês, tempo em que, mesmo com orçamento curto, a gente tenta presentear pessoas queridas. Às vezes, a gente se desdobra para comprar algo diferente, que agrade e marque o(a) presentado(a), mas a vida não deve girar em torno do consumo pelo consumo. Por isso, resolvi lançar uma campanha:

“Natal Cultural”

Em tempos de autoritarismos, de medos e de censuras, nada melhor do que investir em cultura em prol da liberdade.

Deixo, então, 10 dicas de presentes de Natal (e, já pensando em 2020, de aniversário também) 🤩. Vamos investir naquilo que nos torna mais ricos?

Sugestão 1:
Ingresso para uma peça de teatro. Há peças desde 10 reais, por exemplo, nos Centros Culturais.

Sugestão 2:
Ingresso para um show. Esses costumam ser mais carinhos, mas há opções, por exemplo no belíssimo Theatro Municipal, que também partem de 10 reais.

Sugestão 3:
Ingresso para cinema. De preferência um bom filme brasileiro ou qualquer outro que fuja ao padrão Blockbuster. Precisamos valorizar as nossas produções e colocar os amigos para mergulhar em referências menos óbvias.

Sugestão 4:
Um bom livro. Esse presente é sempre muito bem-vindo. Investir, principalmente, na boa literatura é fundamental. Ela nos possibilita enxergar o mundo com menos preconceitos, nos permite ter mais empatia. Uma dica bem particular: eu tenho procurado ler mais autoras que autores e tenho amado conhecer a produção de escritoras negras.

Sugestão 5:
Que tal fazer uma assinatura semestral ou anual de um jornal ou de uma revista e presentear aquele grande amigo? Algumas dicas: Revista 451; Revista Cult; Jornal Folha de São Paulo.

Está sem dinheiro, mas gostou da ideia de um Natal Cultural? Há opções que só custam a sua criatividade.

Sugestão 6:
Escreva um bilhetinho charmoso e marque um encontro com a pessoa presenteada para verem juntos(as) uma exposição, por exemplo, no CCBB. É gratuito! (Há muitas outras opções. Seja criativo e aproveite a onda para frequentar mais exposições também.)

Sugestão 7:
Transcreva, com uma letra linda, um belo poema da nossa literatura e presenteie a pessoa querida. Use e abuse desse lindo presente e aproveite para ler mais poesia. Assim você pode até encontrar poemas especiais para pessoas especiais.

Sugestão 8:
Grave um vídeo lendo o trecho de um livro que você tanto gosta e envie a quem você quer presentear. E por que não cantar e/ou dançar?

Sugestão 9:
Desenhe, pinte, escreva você mesmo um poema. Sem Arte de nada vale a vida.

Sugestão 10:
Escolha um belo vídeo no YouTube de apresentação de balé, de música; que contenha uma excelente palestra; leituras de livros… e presenteie a pessoa querida. Mas faça um bilhetinho e explique a sua escolha para não ser mais um vídeo entre tantos os que recebemos nessa enxurrada informativa em que vivemos na atualidade.

Última sugestão. Mas esta é para você!
Dê a si mesmo(a) de presente o direito de ler mais, o direito de viver mais intensamente experiências artísticas variadas. Crie metas de páginas diárias, livros mensais; idas a museus e exposições; cinemas e teatros. Escreva sobre essas experiências. É bom fazer esse tipo de registro. Permita-se pensar sobre o diferente. Permita-se abrir os olhos para enxergar aquilo que, muitas vezes, lhe disseram (ou lhe dizem) que não vale ou que é errado. Permita-se não engolir as histórias únicas, como bem falou Chimamanda. Permita-se ir bem além da linha do horizonte. Posso-lhe garantir que lá as cores são muito vivas.

Boa criatividade! Boas construções culturais! Que este Natal seja tempo de renascimento das Artes, da Cultura, das experiências artísticas. Consumamos Cultura!

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s