Minha filha casou 2!

Alguns amigos e familiares me pediram o discurso que escrevi em português. Ei-lo aqui! Afinal, se não fosse minha cunhada fazendo a tradução, eu teria passado vexame com meu inglês limitadíssimo.

Dizem que a vida é uma caixinha de surpresas… Como poderíamos saber que aquela pequena menina que nasceu do nosso amor se tornaria esta mulher batalhadora, independente, que construiria sua vida num país distante? É verdade que João e eu criamos nossos filhos para o mundo, viajando sempre bastante, e mostrando a eles que a maior herança que podemos lhes dar é o amor pela vida, pelo próximo, pelos estudos e a coragem de enfrentar as lutas diárias, para escrever sua própria história como narradores-personagens-protagonistas. Só não imaginávamos que o mundo da Luiza seria tão longe em milhas, com doutorado e… casamento! Mas aqui estamos. A vida é assim: um passo depois do outro, um passo depois do outro. São muitos caminhos, muitas combinações de escolhas a serem feitas. E vocês escolheram um ao outro. E isso é muito bom.

Quando escolhemos uma pessoa para compartilhar a vida e criar uma família, precisamos nos adaptar a muitas coisas porque são duas pessoas distintas que foram criadas em famílias cuja educação e costumes também são distintos. Quando isso ocorre entre pessoas de países diferentes, essa percepção pode ser ainda maior. Entretanto, enxergamos em Luiza e Anthony algo maravilhoso. Uma relação abençoada desde o início.

Luiza sempre nos disse que se sentiu muito bem recebida por vocês, Mike e Mary, como a uma filha, e por vocês, Tony e Sheron, como a uma neta. Somos profundamente gratos por isso! E sabemos que Anthony teve a certeza de que a vida dele seria com a nossa Luiza, quando nos conheceu em nosso lar no Brasil. Ele hoje também é, para nós, um filho.

Percebemos que essa mágica aconteceu para os dois porque nós – eu, João, Mike e Mary – temos duas coisas em comum e que sabemos que são importantes para eles: a base, a estrutura familiar e o amor pelos filhos.

É esse o legado que deixamos para vocês dois. Tem a ver com memória de existências que superaram e superam as dificuldades ao longo da vida, perdoaram-se mutuamente nos erros e priorizaram sempre o que há de melhor em cada um.

Assim foi com meus pais, que completariam, agora em julho, 60 anos de casados, caso papai estivesse ainda vivo. Assim foi também com meus sogros, que viveram mais de 50 anos casados. Assim está sendo comigo e com João que já caminhamos quase 30 anos juntos. E vejo o mesmo com vocês, pais e avós de Anthony.

Viver em família é muito bom. Partilhar a vida com uma pessoa que vai te conhecendo cada vez mais e com quem você pode dividir os momentos de alegria e de tristeza, de saúde e de doença de vitórias e derrotas é a melhor coisa da vida. Saber que existe alguém ao seu lado para lhe dar a mão a qualquer hora é o que tem de melhor na vida, pois os filhos crescem, se mudam, criam suas famílias e mesmo que os tenhamos por perto, o dia a dia, a rotina viva é, de fato, do casal.

Por isso, nosso conselho de mãe e de pai: alimentem diariamente o amor de vocês. Sejam amantes, mas, acima de tudo, amigos; sejam casal, mas respeitem suas individualidades; sejam futuramente pais, mas não se percam um do outro nas demandas dos filhos. Amem um ao outro! Perdoem um ao outro! Cuidem um do outro! Brinquem um com o outro! Riam um do outro e um com o outro…

Anthony, nossa filha é a nossa riqueza. Ela cresceu e ganhou o mundo com a força, o amor e a liberdade que lhe demos para voar, mas com a consciência de suas responsabilidades e compromissos para com sua integridade e dignidade. Por favor, ame-a e cuide dela. E fique atento! Saiba que estamos longe, mas em 24h podemos estar aqui, ok?!

Luiza, sempre dissemos que o mundo é o jardim de nossa casa. Você está distante fisicamente de nós, mas juntinho no amor e na nossa estrutura familiar. Ame intensamente e cuide de seu marido. Ele é a família que você agora escolheu para construir. Isso é um compromisso de amor que você está assumindo.

Enfim, estamos muito felizes com o que se constrói hj aqui. Nós amamos vocês e os abençoamos.

3 comentários

  1. Tati
    Chorei…. Emoçao, reflexao, alegria
    Voce fez um poema de vida, de amor de grande verdade. Voce disse aos dois e as familias o que faz. Voce colocou nad palavras suas açoes, seus ensinamentos. E Luiza sabe, e agora Anthony tambem.
    Tudo estar certo. Voce Está de parabens por ter criado sua marca naqueles que ama. Sera para sempre! 🙂

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s