“O fascismo eterno”, de Umberto Eco

Jurava que tinha escrito sobre O fascismo eterno, de Umberto Eco, quando, hoje, assisti a este vídeo do canal que adoro, Ler Antes de Morrer, no YouTube.

Peguei o link do vídeo para acrescentar à minha publicação, mas acabei de descobrir que não só não existe publicação alguma minha, como também não registrei o mês em que li esse livro, se neste ano ou no ano passado. Lembro, apenas, que o li entre final de dezembro e início de janeiro, mas já esqueci exatamente quando.

Impressionante esse duplo esquecimento. Talvez a causa venha de todo o estresse bastante sintomático diante da incredulidade do que estamos vivendo tão bem caracterizado por Umberto Eco em seu discurso de anos atrás… Atualíssimo.

O vídeo abaixo – pode iniciá-lo aos 2min e 20seg – é bastante elucidativo e didático. E a leitura vale muuuito a pena, poderia até ser usada como referência em aulas de História. Afinal, precisamos muito que as pessoas aprendam minimamente determinados conceitos para não acreditar em criações esdrúxulas, muito menos reproduzir atrocidades.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s