Clube de leitura – Leia Mulheres Rio

Hoje eu participei pela primeira vez do Clube de Leitura Leia Mulheres Rio, na Livraria Blooks, na Praia de Botafogo.

Depois de dois anos do término de meu doutorado – cansada de descansar a cabeça com leituras livres, sem cobranças nem critérios -, voltei a sentir uma vontadezinha de ter com quem trocar ideias sobre alguns temas, alguns livros, autoras e autores. Encontrei, então, o grupo por meio de pesquisa na internet. Estava sedenta. Afinal, ler sem troca deixa sempre uma sensação de que falta aquele outro olhar para enxergarmos algo mais.

Encontro marcado e livro combinado comprado e lido, fiquei ansiosa e temerosa, ao mesmo tempo, com o encontro. A curiosidade e expectativa eram grandes; o receio, porém, de me decepcionar com uma superficialidade na discussão ou sensação de não pertencimento ao grupo por diferença de idade, estilo etc., também. Me senti a própria adolescente no primeiro dia de aula – sem precisar cantar o hino nem ter de ser filmada, claro!

Voltando à idade real e me deparando com um grupo grande de mulheres e apenas dois ou três homens, só tenho a dizer que a reunião, do início ao fim, foi super legal. As colocações e análises das três responsáveis pela organização e condução da discussão (ainda não gravei os nomes) eram ótimas, bem pertinentes e muito interessantes, e a colaboração livre das pessoas que lá estavam demonstrou que não é um grupo de leitores iniciantes ou de gêneros menos elaborados.

Simplesmente amei a leitura e discussão de A vegetariana, de Han Kang, escritora sul-coreana. Valeu o achado!

Já vou me preparar para o próximo!

#leiamulheresrj

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s