Hoje eu participei pela primeira vez do Clube de Leitura Leia Mulheres Rio, na Livraria Blooks, na Praia de Botafogo.
Depois de dois anos do término de meu doutorado – cansada de descansar a cabeça com leituras livres, sem cobranças nem critérios -, voltei a sentir uma vontadezinha de ter com quem trocar ideias sobre alguns temas, alguns livros, autoras e autores. Encontrei, então, o grupo por meio de pesquisa na internet. Estava sedenta. Afinal, ler sem troca deixa sempre uma sensação de que falta aquele outro olhar para enxergarmos algo mais.
Encontro marcado e livro combinado comprado e lido, fiquei ansiosa e temerosa, ao mesmo tempo, com o encontro. A curiosidade e expectativa eram grandes; o receio, porém, de me decepcionar com uma superficialidade na discussão ou sensação de não pertencimento ao grupo por diferença de idade, estilo etc., também. Me senti a própria adolescente no primeiro dia de aula – sem precisar cantar o hino nem ter de ser filmada, claro!
Voltando à idade real e me deparando com um grupo grande de mulheres e apenas dois ou três homens, só tenho a dizer que a reunião, do início ao fim, foi super legal. As colocações e análises das três responsáveis pela organização e condução da discussão (ainda não gravei os nomes) eram ótimas, bem pertinentes e muito interessantes, e a colaboração livre das pessoas que lá estavam demonstrou que não é um grupo de leitores iniciantes ou de gêneros menos elaborados.
Simplesmente amei a leitura e discussão de A vegetariana, de Han Kang, escritora sul-coreana. Valeu o achado!
Já vou me preparar para o próximo!
#leiamulheresrj
O nome do grupo é porque só lerão escritoras? Grupos temáticos quase sempre são legais.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sim. Somente escritoras. 🤗 Mas leitores são bem-vindos também.
CurtirCurtir