Chimamanda para Damares

Estou lendo Hibisco roxo, primeiro romance de Chimamanda Ngozi Adichie. Apaixonada por ela e pelos dois pequenos e riquíssimos livros que já havia lido, Sejamos todos feministas e Para educar crianças feministas – um manifesto, resolvi ouvir novamente algumas falas da autora nigeriana, com o sonho de que todos a ouçam também.

Aliás, fiquei aqui pensando com os meus botões no que a estranha Ministra Damares falou ontem como um conselho aos brasileiros que têm filhas para criar. Isto é conselho a se dar, principalmente na posição em que ela ocupa?!

Cara Ministra, fugir do país não é a solução! Assim como armar a população, os “homens e mulheres de bem”, também não! Por sinal, esse governo está se especializando em apresentar soluções descabidas para resolver a sua incompetência administrativa…

Que tal ler a premiada autora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie? Ela nos mostra que a solução está na educação do povo, na conscientização de igualdade desde os pequenos detalhes. É preciso se desconstruir, desconstruir o olhar e as reações tão incrustradas em nossos costumes: “A cultura não faz as pessoas. As pessoas fazem a cultura.”.

Para quem tem preguiça de ler (#pelamor), pode começar a conhecê-la pelos vídeos. Há vários no YouTube, TED, divulgados nas redes sociais… Eis um excelente:

4 comentários

  1. Bacana demais Tatiane! Já leu Persépolis, de Marjani Satrapi? É um livro em formato de HQ, muito legal e divertido de ler. Li um pouco depois de ter terminado o Hibisco Roxo e tive uma sensação incrível pois a temática de ambos é bem parecida apesar das diferenças culturais. É bacana demais! Se não tiver lido ainda eu recomendo muito! kkkkkkk

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s