Meus desacontecimentos – Eliane Brum

A palavra é outro corpo que habito. Não sei se existe vida após a morte. Desconfio que não. Sei que para mim não existe vida fora da palavra escrita. Só sei ser – por escrito. No meu nome carrego o que sou e o que não sou, sustento o que busco e não alcanço, assim como o vazio entre as letras, o incapturável em mim. O indizível que também me constitui. (Trecho do capítulo “A perna fantasma”)

Eliane Brum tem se descortinado para mim como uma pessoa iluminada. Ela consegue traduzir em palavras simples e tocantes desde o sentimento mais doloroso e íntimo até as verdades e as mentiras mais perfeitas ou cruéis e descabidas dos seres humanos. Leio-a regularmente em sua coluna no jornal El País. Já a lia na revista Época. Queria, porém, mais. Por isso, comecei a ler agora, também, seus livros.

Em meus desacontecimentos, a escritora narra a sua trajetória de vida e a descoberta da palavra como salvação e sobrevivência para esse sufocante mundo em que a morte sempre foi presente desde o seu nascimento. A luz de Brum aparece desde cedo quando a sua percepção do outro se traduz em palavras, mas, antes, ela nos mostra a percepção de si mesma, na sua constituição enquanto leitora, pensante e observadora do que passa ao seu redor e das pessoas com quem interage.

O livro é lindo, com uma narrativa que flui deliciosamente e nos envolve no mundo da autora desde a sua primeira infância até à vida adulta.

Vale muito a pena!

Brum, Eliane. Meus desacontecimentos: a história da minha vida com as palavras. PortoAlegre: Arquipélago Editorial, 2014.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s