Meu Rio de Janeiro está podre

Quem me conhece sabe o quanto amo o Rio de Janeiro. Sou carioca da gema, extremamente otimista, encatada pelos cantos e recantos de minha cidade. Já escrevi em outros momentos sobre a necessidade de não nos fecharmos em nossas casas com medo; da necessidade de ocuparmos os espaços para não perdermos nossa liberdade de ir e vir. Hoje, porém, estou triste e não sei se realmente continuo com a mesma energia e otimismo.

Anteontem saímos de carro e ontem andamos por 6 horas seguidas para mostrar esta Cidade Maravilhosa a um primo americano e sua namorada polonesa. Fiquei profundamente envergonhada… No primeiro dia, deparamo-nos com a Lagoa Rodrigo de Freitas com um mal cheiro horroroso e toneladas de peixes mortos nas águas. Ontem pegamos um metrô de Ipanema até a Cinelândia onde andamos até a Carioca pra pegar o bondinho e subir pra Santa Teresa. Lá, andamos até a Chácara do Céu. Descemos de bondinho para a Carioca e andamos até o Pier Mauá. Foram, segundo o Samsung Health, quase 25 mil passos! Um trajeto lindo e interessante se não encontrássemos pelo caminho centenas (eu disse centenas!) de pedintes, moradores de rua, pessoas largadas, dormindo nas ruas em plena luz do dia. Meu coração ficou miudinho, aterrorizado. Além disso, as ruas estavam imundas e havia muita sujeira nas águas da baía, abarrotadas de lixo nas beiras.

Cheguei em casa e ouvi notícias de pavor e arrastão na frente do Shopping Rio Sul. Hoje, parece ter ocorrido algo semelhante no Túnel Santa Bárbara. Pezão está preso; Crivella?! Rezando… E o Rio de Janeiro saiu de um sonho, após Copa do Mundo e Olimpíadas, e acordou num pesadelo.

O que será de nós?!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s