“Quanto vale ou é por quilo?” 2005 – Sérgio Bianchi

Você já leu o conto “Pai contra mãe”, de Machado de Assis? Então está na hora de lê-lo ou relê-lo.

Depois da porrada sobre a lei da sobrevivência que recebemos com o conto machadiano, embora para alguns nem tanto por se tratar de algo distante de nossa época, assista ao filme “Quanto vale ou é por quilo?”, de Sérgio Bianchi.

O filme é uma ficção profundamente realista e crítica. É uma espécie de documentário das relações sociais baseadas numa enorme desigualdade instituída e reproduzida através dos séculos, com a perpetuação de processos sujos e pessoas corruptas.

Embora duas cenas me fizessem enxergar uma apologia ao crime, o filme como um todo é agoniantemente sensacional, com ironia e análise mordazes. A intertextualidade com o conto machadiano e a construção de relação temporal entre passado e presente para mostrar a manutenção da exploração de negros até mesmo entre si numa correria por sobrevivência forjam uma crítica irrepreensível à arraigada estrutura social brasileira. Acrescenta-se a isso um embate agressivo – porém necessário – (marca forte de Bianchi) com as organizações de ajuda humanitária aos pobres e miseráveis e seu crescimento avassalador.

Empresários, socialites, classe média e média-alta, ONGs, ninguém nem nada é esquecido pelo diretor.

Vale muito assistir! É pra ver e pensar muuuito no que reproduzimos – consciente e inconscientemente – em nossa sociedade.

As críticas ao filme escritas nos blogues Plano Crítico e Omelete devem ser lidas por quem desejar conhecer melhor a produção e o diretor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s