Viva – a vida é uma festa (2018)

Sempre digo que uma pessoa só morre de fato quando todos que a conheceram e se lembram dela morrem também. E assim continuo minha vida como se muitos que conheci e com quem convivi permanecessem em suas vidinhas no dia a dia, assim como diversas personagens de livros inesquecíveis que li continuam vivas para mim em suas histórias.

A maravilhosa animação da Pixar, “Viva – a vida é uma festa” traz a questão da memória em vida dos nossos mortos e ratifica minha boa sensação do pós-morte. Enquanto nos lembramos deles, permanecem vivos e felizes no mundo dos mortos. Os que vão sendo esquecidos vão sumindo.

O interessante é que existe uma espécie de hierarquia: lembrança e riqueza X esquecimento e pobreza. Quanto mais se é lembrado, rememorado e celebrado pelos vivos, mais se goza de riqueza e luxo no mundo dos mortos. Quanto menos se é lembrado, ano após ano na celebração do “Dia de los Muertos”, mais largado no submundo de pobreza se fica.

Os lembrados podem a cada celebração anual mexicana atravessar uma ponte de folhas douradas que une os dois mundos para visitar seus parentes vivos. Os que estão em processo de esquecimento não conseguem passar e muitos sofrem a dor de não poderem rever seus familiares e amigos.

A história é linda demais! Celebra a vida e a morte com a suavidade do valor da família, que pode, se quiser, superar as mágoas, a distância e os infortúnios para mantermo-nos todos vivos no amor.

Há muitas outras coisas na criação que dão pano pra manga pra pensar, mas vou ficar aqui com minhas emoções… O filme é pra ser visto com olhos marejados, mas atentos, e sentido com o coração.

Acho que vai ser uma disputa acirrada entre este e “Com amor, Van Gogh”. Os dois realmente merecem. Poderiam dar um empate…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s