Uma vírgula fora do lugar é motivo de riso

Temos um povo com um baixo nível escolar. O domínio da língua materna segundo a Norma Culta ensinada na escola é pífio. Isso, muitas vezes, promove juízos de valor deturpados, porque considera-se quem fala bem, bonito ou empolado melhor, mais competente, e, bem pior, mais íntegro, do que quem comete determinados deslizes. É o chamado preconceito linguístico.

Se, na oralidade, os desvios são, na maioria das vezes, menos cruéis (quando não gravados em áudio ou vídeo), na escrita, por sua possibilidade de permanência temporal maior, por haver um registro (uma prova contra “o criminoso”!), tais deslizes tornam-se verdadeiras cruzes nas costas de quem os comete – principalmente se houver, por parte de outros, um interesse em ridicularizar o indivíduo que errou.

Assim surgem notícias que se deliciam com esses problemas e levam ao riso sarcástico aqueles que se julgam em condições melhores de apontar o dedo e colocar o outro na cruz. Estamos todos, sempre, em condição de cair na boca de Matilde a qualquer hora por qualquer desvio… Triste!

Foi isso que ocorreu esta semana com artistas, juízes, políticos entre outras pessoas influentes de nossa sociedade em uma manifestação.

O escorregão que separa o sujeito, “O Rio”, do predicado, “está com você”, por uma vírgula foi motivo de muita risada nas redes sociais.

Aprendamos a usar a língua. Ela é fundamental para uma boa comunicação. Mas não sejamos algozes, muito menos hipócritas.

 

  • A foto foi retirada do jornal O Globo. A notícia completa sobre o ocorrido e a foto estão aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s